O Jogo do Galo, um dos mais populares, é o nosso segundo desafio.
Sabemos que existem as seguintes regras:
- É uma matriz de 3 x 3;
- Existem 2 jogadores que escolhem um símbolo cada (X ou 0);
- 1 jogador ganha se fizer em linha horizontal, vertical ou diagonal uma sequência de 3 símbolos iguais;
- Termina quando não existem mais jogadas válidas ou quando existe um vencedor.
The Tic-Tac-Toe, one the most popular game, is our second challenge.
We know that there are the following rules:
- It is a 3 x 3 matrix;
- There are 2 players who choose one symbol each (X or 0);
- 1 player wins if he makes a sequence of 3 identical symbols in a horizontal, vertical or diagonal line;
- It ends when there are no more valid moves or when there is a winner.
Curiosidade (curiosity): 1950, o ano em que o Jogo do Galo recebeu inteligência artificial (dn.pt)
Vamos seguir os 4 pilares do pensamento computacional: decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e algoritmos para criar um modelo que ajude a compreender o jogo.
Let's follow the 4 pillars of computacional thinking: decomposition, abstraction, pattern recognition and algoritms to create a model that helps to understand the game.