Clube de Pensamento Computacional

Escola Secundária de Barcelinhos, Barcelos

 

Escola Secundária de Barcelinhos, Barcelos

O Jogo do Galo, um dos mais populares, é o nosso segundo desafio.

Sabemos que existem as seguintes regras:

  • É uma matriz de 3 x 3;
  • Existem 2 jogadores que escolhem um símbolo cada (X ou 0);
  • 1 jogador ganha se fizer em linha horizontal, vertical ou diagonal uma sequência de 3 símbolos iguais;
  • Termina quando não existem mais jogadas válidas ou quando existe um vencedor.

 

The Tic-Tac-Toe, one the most popular game, is our second challenge.

We know that there are the following rules:

  • It is a 3 x 3 matrix;
  • There are 2 players who choose one symbol each (X or 0);
  • 1 player wins if he makes a sequence of 3 identical symbols in a horizontal, vertical or diagonal line;
  • It ends when there are no more valid moves or when there is a winner.

 

Curiosidade (curiosity): 1950, o ano em que o Jogo do Galo recebeu inteligência artificial (dn.pt)

Vamos seguir os 4 pilares do pensamento computacional: decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e algoritmos para criar um modelo que ajude a compreender o jogo.

 

Let's follow the 4 pillars of computacional thinking: decomposition, abstraction, pattern recognition and algoritms to create a model that helps to understand the game.