Vídeo da ISTE (International Society for Technology in Education) sobre o pensamento computacional: A digital age skill for everyone
"A diferença entre ciência da computação (CC) e pensamento computacional (PC)
A CC faz parte da educação em computação e é a base para toda a computação. Na sua essência a CC é o estudo de computadores e os processos de desenho de algorítmicos em hardware e software – a aplicação e o impacto na sociedade em geral. Por outro lado, PC é uma habilidade na resolução de problemas que envolve decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e desenho de algoritmos."
Fonte: ISTE. Iste.org. (2022). Obtido em 13 de outubro de 2022, disponível em https://www.iste.org/explore/how-develop-computational-thinkers.
"Existem quatro técnicas principais (pedras angulares)
- Decomposição – dividir um problema ou sistema complexo em partes menores e mais simples de gerir.
- Abstração – concentrar apenas nas informações importantes, ignorando detalhes irrelevantes.
- Reconhecimento de padrões – procurar por semelhanças entre a as partes do problema e dentro destas.
- Algoritmos – desenvolver uma solução passo a passo para o problema, ou definir as regras a seguir para resolver o problema."
Fonte: RUTGERS, THE STATE UNIVERSITY OF NEW JERSEY. Computational Thinking for High School Teachers. Developed by the DIMACS Center at Rutgers University with the Support of the National Science Foundation. [S.l.]. DIMACS Center, N/D. Disponível em: https://ctpdonline.org/computational-thinking/. Acesso em: 12 de outubro 2022.